terça-feira, 26 de junho de 2012

Na Rua São Caetano...

No último final de semana, minha cunhada me convidou pra ir pra São Paulo, e eu topei, porque tinha a intenção de conhecer a Rua São Caetano e verificar com meus próprios olhos se valia a pena voltar pra lá e buscar algumas coisas pro ca$amento. Afinal, um lugar conhecido como "Rua das Noivas" não deveria ser um lugar ruim pra uma noiva, né? Vejamos bem: eu, noiva, vestidos de casamento... Não era uma má idéia! 

Mas eu não sei se eu tenho visto televisão demais, ou se devo ter algum problema em dissociar a fantasia da realidade, só que eu sinceramente imaginava assim:





Pra mim, não importava a vitrine, o atendimento, a muvuca de gente... Eu conheço o comércio popular de SP, e imaginava que a experiência pudesse ser parecida - tirando-se o fato de que o alvo era somente o meu vestido de noiva. Bem, as fotos acima dão a idéia do que eu esperava, né? ESTOQUES de vestidos, araras e mais araras, vestidos por todos os lados... Todos penduradinhos pra gente olhar, com uma etiqueta de preço, um provador e um caixa pra pagar. Ou qualquer coisa parecida com isso. Eu nunca comprei um vestido de noiva, mas já comprei roupas, né? Não deveria ser tão diferente assim!

Mas chegando lá, me deparei com a seguinte situação: eu andando na rua, lojinhas apertadas, vendedoras abordando nas portas, meia dúzia de opções nas vitrines, vestidos bregas, 99% decote tomara-que-caia, e NENHUMA loja que tive coragem de entrar com opções de vestido pra olhar, provar, pagar e levar. Aí quando a vendedora me dizia que não tinha vestido do modelo que eu queria. eu fazia cara de bunda.. "Querida, você quer o vestido assim, a gente faz! Aqui a gente trabalha a partir de (insira valor entre 2.000 e 4.000 Reais) para o 1º aluguel".  COMO ASSIM, EU VOU NA SÃO CAETANO E TENHO QUE MANDAR FAZER O VESTIDO, AINDA NO ESQUEMA DE ALUGUEL? Será que eles não sabem que qualquer loja de qualquer cidade trabalha assim?  

 Enfim, aqui tem umas fotos de como é lá (procurei no Google, nenhuma dessas corresponde à real impressão de estar fisicamente lá, se é que vocês me entendem...)


De maneira geral, eles têm os modelos que fabricam no mostruário, numa pequena arara no fundo da loja - entrei em uma que a vitrine era aceitável, mas o fundo era uma coisa espantosa, os vestidos estavam até encardidos, h-o-r-r-í-v-e-l. Aí você vê o mostruário e se alguma coisa te interessar, pode experimentar (se tiver sorte do mostruário servir), então faz a encomenda, agenda as provas, e todo o resto...



 Uma coisa realmente horrorosa são os vestidos "adaptados" do modelo que eles oferecem. Um verdadeiro atentado ao bom gosto, imagina um modelo tomara-que-caia (geralmente é a "base" onde eles trabalham essas adaptações) e transformado num manga-longa, num decote V, e etc? Fica bom não...



Ah, quando eu falei que eles FAZEM o vestido que a gente quer, na verdade é se baseando nos modelos que eles oferecem, ou seja, fazendo as tais adaptações... Suspeito que em algumas, os modelos base venham da China.






Enfim, pra mim, essa experiência, no fim das contas, foi muito positiva... pelo menos aprendi que não preciso voltar lá pra procurar o meu vestido de casamento!

Magna