terça-feira, 18 de dezembro de 2012

4º contrato: A Decoração


Mesa de doces linda, em estilo rústico, feita pela Tok Final  - nada parecido com o estilo que eu escolhi, prefiro manter o suspense! PS: olha só quem aparece na assinatura da foto!


Queridos, demorei pra voltar mas cá estou... Tive um período bastante atribulado substituindo a coordenação no meu trabalho, e ainda estava me preparando para o concurso do TJ, não sobrava tempo pra nada além de comer, dormir, estudar e trabalhar, tudo isso debaixo do calor de 40ºC que estava fazendo. Agora que tudo isso acabou, chega de desculpas...

Hoje quero contar como foi a contratação da decoração da cerimônia e festa. Primeiro, preciso contar que escolhemos uma igreja pequena, e não terá outra noiva no mesmo dia, então podemos escolher a decoração à vontade (parte boa), e também arcar sozinhos com os gastos (parte ruim). Essa escolha não foi muito fácil. Existem muitas opções, muitos estilos, muitos orçamentos... Mesmo para um pessoa como eu, que já tinha em mente exatamente o que queria, foi um processo complicado, porque é um tipo de serviço que a gente nem imagina em outra ocasião da nossa vida. 

Tive boas indicações do pessoal do salão, então fui atrás dos orçamentos. Mas era tudo tão relativo, e tão diferente um do outro... E pra falar a verdade, eu disse que sabia exatamente o que queria, mas quando a gente discute com um decorador, essa idéia vai meio que por água abaixo. Eles têm catálogos incríveis de trabalhos que já fizeram, mas claro, não dentro do orçamento que você tem. Aí pra chegar num preço razoável, tira isso, substitui aquilo... Aí você já tem uma coisa completamente diferente da idéia inicial. Não que isso seja ruim, pelo contrário, criatividade garante um serviço exclusivo (já fui em um casamento que estava idêntico a outro que vi divulgado numa revista de noivas local - abafa!). 

Mas sei lá, isso deu uma mexida com meus instintos controladores, e eu preferi optar por aquele fornecedor que me pareceu mais descomplicado, e óbvio, com orçamento justo. E nesse meio tempo, consegui entender que muitos oferecem um orçamento padrão por um serviço padrão, fecham valores sem definir especificamente quantidade de materiais e flores que seriam utilizados, aquele tipo de coisa genérica: arranjos médios nas mesas, flores da estação, etc. Um dos fornecedores me disse que eu poderia optar pela quantidade de flores que eu desejasse - depois que acertássemos o contrato, iriamos fazer reuniões pra definir os estilos dos arranjos, e etc. e eu pensei: como assim? Se eu quiser poucas flores e poucos objetos vou pagar o mesmo? Mas isso não é justo! 

Como já contei, eu cheguei a ficar tentada a fechar o pacote com o fornecedor do buffet, assim, seria mais fácil pra organizar os pagamentos e agendar reuniões e contatos. Além do mais, observei que realmente se tratava de um serviço de qualidade superior, e que encontraria outros fornecedores cobrando valores ridiculamente altos pela mesma qualidade deles, mas eu queria alguma coisa mais "clean" na decoração, pois tanta flor não combina comigo, rssssss.

Bem, a empresa escolhida foi a Tok Final, da Leny Rodrigues. Fiz a escolha pensando em algumas coisas, precisava ser alguém acessível, flexível, disposto a sair do clichê. Com relação ao orçamento, eles fizeram um cálculo da quantidade de flores necessárias, e os móveis e materiais que eu queria, e calculou peça por peça no orçamento. Ponto positivo. Eu sabia exatamente o que estava contratando, sem generalizações. Outra coisa legal é que irão fazer tudo do jeito que eu pedir, trocamos algumas idéias e a Leny aprovou o estilo escolhido, ficamos de definir os detalhes mais pra frente, quando faltarem 3 meses para a data. Percebi que se trata de uma pessoa que procura satisfazer o cliente invés de utilizar a função para impor seu trabalho no mercado (decoradores geralmente são categóricos com seu estilo próprio, assim como os estilistas, rsss). Minha idéia é ser elegante e clean, mas sem ser neutro ou comum, o que acontece demais quando optamos por esse estilo minimalista. Acho que acertei essa escolha. Agora, só falta correr atrás das toalhas!

Como sempre, quem quiser a dica dos outros fornecedores, só entrar em contato! 

Magna




Nenhum comentário:

Postar um comentário