terça-feira, 23 de outubro de 2012

A escolha dos fornecedores


Preciso dizer que a escolha dos fornecedores é das coisas mais importantes na organização do casamento e bla bla bla? Impossível não se estressar diante de tanta responsabilidade nessas horas, pois baixa a bridezilla em qualquer uma imaginando quais os tipos de coisa que podem dar errado se a gente não escolher os fornecedores certos.

Minhas dicas pra escolher os fornecedores:

1) pesquise muito: leia blogs, revistas de casamento, fuce na internet, converse com amigos, espie o casamento alheio... nesse momento, é importante conhecer os fornecedores, saber o estilo deles, padrão de trabalho, essas coisas mais gerais. Separe uma lista dos que mais agradarem.

2) agende com pelo menos 3 fornecedores: para cada item, organize-se para conhecer e fazer orçamentos com alguns prestadores de serviço. Nessa altura do campeonato, já tenha em mente a quantidade de convidados, estilo de festa, e quais serviços quer incluso no contrato -  não chegue de mãos abanando ou correrá risco de ter um orçamento inflacionado, tentarão oferecer serviços que você não precisará. Ah, esse é o momento de pechinchar, eles nunca abaixam o valor do orçamento, mas te oferecem alguns serviços extra.

3) verifique se está dentro do orçamento: existe uma tabela de referência de quanto cada item do casamento pode comprometer do orçamento total, como já expliquei aqui. Bem, no meu caso, adaptei o orçamento economizando em alguns itens pra ter outros que eu não abriria mão... No site IG tem a calculadora do casamento, que verifica os valores que podem ser gastos com cada item do casamento  ~noivinhas adoram praticidade~ Clique aqui

4) busque referências: no google, é possível encontrar pessoas que já cotrataram aquele fornecedor, algumas empresas costumam divulgar  os serviços prestados através do site, aí fica fácil achar os noivinhos e pedir uma opinião. Pelo facebook, sugiro seguir os fornecedores em vista por algum tempo, fica ainda mais fácil conseguir informações, pois muitos costumam linkar os noivos na divulgação! Acompanhando pelo facebook, percebemos o fluxo de trabalho da empresa, sua popularidade, os feedbacks dos contratantes, é bem útil! MAS precisa de um tempinho de planejamento!

5) compartilhe a decisão: converse com pessoas que entendam mais do assunto - a amiga que já casou, o tio que fez os 15 anos da filha, a parenta que organizou as bodas de ouro dos pais... Já passaram por tudo isso ou quase. Dicas preciosas que ninguém pode dispensar.

6) observe o atendimento: o fornecedor atende bem, é prestativo, atende o telefone, comparece pontualmente às reuniões? Perfeito! Eu descartei um lugar bacana que me interessava pois tentei por dias telefonar e falar com o responsável, e nada... Ficaram de passar meu contato pra ele retornar e nada... Um dia consegui falar com o dito cujo, que me atendeu daquele jeito, mesmo assim solicitei uma reunião para fazer orçamento, e até hoje estou esperando o retorno pra agendar, hahaha. Devem estar ricos pra não precisar de cliente.

7) atenção redobrada ao contrato! Resolveu qual fornecedor será o escolhido? MUITA CALMA NESSA HORA! Leia cada detalhe do contrato, preste atenção principalmente nas cláusulas que envolvem a multa por quebra de contrato - muitos deles colocam valores de multa caso o contratante desista do serviço mas se ~esquecem~ de colocar multa caso ele mesmos não cumpram com o combinado.  Eu mesma cheguei a pedir pro salão acrescentar essa cláusula. Também observe valores e taxas extra (que você só fica sabendo na hora de assinar o contrato), margem de segurança na prestação do serviço (até quantos convidados a mais o buffet e salão comportam), e detalhes dos serviços previstos em contrato (eu descobri que precisarei alugar toalhas, pois nem o buffet nem a decoração as incluiram no contrato!).Também questione se eles garantem a prestação de serviço com outro fornecedor caso eles desistam do contrato faltando pouco tempo para o evento (aconteceu com meu primo que ia casar no sábado em um salão, desmarcaram o evento na quinta - o salão se encarregou de arrumar local equivalente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário