segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Organizando o orçamento

Pois é, casar dá prejuízo, e se não tiver um planejamento minucioso de gastos, corremos o risco de terminar casada e endividada. Começar um casamento com dívidas não é o que a gente espera, mas é o que geralmente acontece e ninguém quer começar uma vida a dois brigando por causa de dinheiro... Para chegar ao "felizes para sempre" precisamos passar pelo planejamento financeiro. Organizar o casamento é um passo legal pro casal começar a organizar a vida financeira em conjunto, com certeza será um aprendizado pro futuro. Pesquisei um pouco sobre a organização de casamento, então fiz esse gráfico:





Buffet/Bebidas/Doces: tudo o que for comestível da festa, geralmente não fechamos em um fornecedor só! Por isso, cautela na hora de fazer esse cálculo, não esqueça das bebidas e doces!

Decoração: considere decoração da igreja e recepção, buquês e locação de móveis e objetos.

Foto/Filme: inclua os gastos com álbuns e fotos extra, ensaios pré-nupciais e trash the dress.

Roupas/Beleza: despesas com vestidos e acessórios de noiva, maquiagem, cabelo e outros mimos do dia da noiva, não esquça da roupa do noivo e alianças!

Música: banda, DJ, sonorização da cerimônia e demais gastos com som e iluminação de festa estão nessa categoria

Local da Festa: valores de locação do salão, taxas de uso e limpeza, entre outros relacionados ao espaço da festa

Papelaria: envolve algumas coisas além do convite como impressão de cardápios, cartões de agradecimento, taxa de correios para envio dos convites...

Igreja/Cartório: taxas para realização da cerimônia e documentação civil

Lembranças: tudo o que for utilizado na confecção das lembrancinhas pode ser jogado nesse orçamento, inclusive despesas de papelaria, ou se optar por doces invés de objetos.

Transporte: carro de transporte dos noivos, considerar o transporte de convidados também, e despesas com manobrista ou segurança dos carros.

Extras: parte do orçamento dedicada às emergencias e mudanças de planos.


Bem, esse orçamento não é rígido, mas ajuda bastante na hora de definir quais as prioridades de gastos e quais valores são razoáveis pra fechar um contrato. No meu caso, abri mão de algumas coisas para ter mais liberdade de gasto em outras, podemos flexibilizar as despesas para não precisar dispensar algumas coisas, é uma questão de escolha! De maneira geral, fui organizando o orçamento sem pensar nessa tabela, e no final das contas, acabou que foi bem próximo disso mesmo. Agora, só trabalhar muito pra pagar as contas! 

Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário